A dor na cervical pode ser tanto uma condição temporária como crônica, devendo ser avaliada por um especialista para a indicação do tratamento mais adequado
A dor na cervical é um incômodo relativamente comum e recorrente, que pode ser tanto temporário como estar associado a doenças mais sérias como artrite e a compressão dos nervos da região. Isso ocorre porque a região da cabeça e pescoço está frequentemente exposta a diversos tipos de estresse, desgate natural, postura inadequada, traumatismos
Chamada tecnicamente de cervicalgia, a dor na cervical pode ser incômoda a ponto de afastar o paciente de atividades como trabalho e lazer. Uma vez que dores nessa região podem afetar diversas outras partes do corpo ali próximas — como ombros, braços e tórax — tarefas simples como digitar ou dirigir podem se tornar bastante desconfortáveis para quem sofre de dores na porção superior da coluna.
Na maioria das vezes, a dor na cervical é uma condição temporária associada a uma tensão muscular sem grande importância, passando após alguns dias ou semanas. Quando o incômodo for muito intenso, progressivo, associado a comemorativos neurológicos ou persistir por mais de 2 meses (caracterizando um problema crônico), demanda acompanhamento especializado para que não ocorra perda de função e redução da sensibilidade dos membros.
As principais causas de dor na cervical incluem:
É muito comum que pacientes com quadros de dor na região cervical acabem se automedicando para tentar solucionar o problema.
Porém, é muito importante que um especialista seja consultado para que a causa do problema seja devidamente identificada, conduzindo assim o melhor e mais rápido tratamento para cada caso.
De maneira geral, indivíduos que sofrem regularmente com dor na cervical ou estão há mais de 2 semanas com o desconforto devem procurar um médico. Além disso, é importante investigar quando o quadro é acompanhado por sintomas como:
Os sintomas acima mencionados geralmente indicam que a dor pode ser o sintoma de algo mais grave, precisando de acompanhamento especializado. Nesse momento é interessante procurar um Neurocirurgião/ Cirurgião de Coluna.
O tratamento mais adequado para garantir o alívio da dor na cervical depende diretamente das causas do problema, e deve ser sempre escolhido de maneira a priorizar o bem-estar e qualidade de vida do paciente. Isso significa, portanto, que a abordagem terapêutica será escolhida com base no diagnóstico e de acordo com as características individuais do paciente, não havendo uma solução única, universal e milagrosa que sirva para todos os casos de cervical dolorida.
Métodos e medidas conservadoras como uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e reabilitação geralmente se definem as primeiras opções de tratamento. Fortalecimento muscular, Reeducação Postural Global (RPG) e intervenções minimamente invasivas como infiltração de coluna também podem ser indicados.
Quando os tratamentos mais conservadores não trazem o resultado desejado ao paciente, uma intervenção cirúrgica pode ser a solução para o problema. As cirurgias são indicadas para casos bem específicos, em que a dor ou outros sintomas já não podem ser controlados de maneira satisfatória e os potenciais benefícios de um procedimento mais invasivo suplantam seus riscos.
É importante salientar que uma cirurgia de coluna é sempre delicada, devendo ser realizada por um especialista com conhecimento aprofundado no assunto. O neurocirurgião é um profissional que está altamente capacitado a conduzir este tipo de cirurgia, preservando as funções neurológicas do paciente.
Para saber mais sobre as possibilidades de tratamento para dor na cervical, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da Clínica Neuro SP.
Fontes:
Clínica Neuro SP;