A hérnia de disco lombar ocorre quando há uma protrusão aguda do disco vertebral com ou sem compressão radicular, a dor ciática irradiada para perna.
O quadro clínico mais frequente é dor lombar com irradiação para as pernas, porém pode ocorrer fraqueza, alterações de sensibilidade nas pernas, dificuldade ou incapacidade de controlar a urina.
O objetivo do tratamento é a retomada da qualidade de vida do paciente o mais breve possível . A princípio, introduz-se tratamento conservador com repouso, analgésicos e anti-inflamatórios, correção postural, fisioterapia e exercícios físicos para o fortalecimento da musculatura conforme haja controle da dor. Esses protocolos conservadores são comumente indicados a pacientes em fase aguda e com quadros menos graves de hérnia de disco lombar.
Outra opção terapêutica minimamente invasiva e de grande eficácia é a infiltração ou bloqueio lombar articular e da raiz afetada. Neste caso, medicamentos são administrados diretamente na coluna do paciente, revertendo quadros inflamatório e de dor. Por serem mais simples e com menos riscos, apresentam um bom custo benefício quando a dor não melhora com o tratamento medicamentoso. E podem ser repetidos caso a dor recidive.
Caso a hérnia de disco na lombar evolua de forma desfavorável e o paciente não tenha melhora da doença com os outros tratamentos, é indicada a cirurgia na coluna para retirada da hérnia. A estatística é que 2 em cada 10 indivíduos tenham indicação cirúrgica devido à progressão da doença.
O tratamento cirurgico da hérnia lombar na atualidade pode variar da cirurgia endoscópica minimamente invasiva realizada por vídeo, cirurgia aberta de discectomia simples ou com descompressão e artrodese. Varios fatores influenciam na escolha do procedimento mais adequado: queixa e exame neurológico do paciente, imagens radiológicas da coluna que informam grau de compressão e estabilidade, grau de degeneração da coluna vertebral. O conjunto dessas informações auxiliam o medico na melhor escolha de tratamento para cada caso.
“Uma Equipe de Neurocirurgiões de Excelência: Atualizados e Comprometidos com Sua Recuperação Integral.”
Avenida Domingos de Morais, 2187, Bloco Paris, Cj. 514, Vila Mariana
CEP: 04035-000
(11) 2093-4525
(11) 5575-5911
(11) 99981-8903 (whatsapp)
(11) 97373-4907 (whatsapp)