As hérnias cervicais são protusões que ocorrem na coluna no pescoço. Podem causar dor local, irradiar para os braços como choque ou causar fraqueza seja nos braços como também nas pernas, pois nesse nível a medula espinhal converge a subida da inervação de praticamente todo o corpo.
A primeira opção de tratamento para a grande maioria dos pacientes com hérnia de disco cervical com dor apenas é o tratamento conservador, que visa promover o alívio dos sintomas apresentados por meio do uso de medicação e repouso relativo. Quando o paciente apresenta alguma disfunção neurológica grave, como perda progressiva de força, ou quando o tratamento conservador não foi efetivo, procedimentos cirúrgicos podem ser a opção.
O intuito primordial da cirurgia é descomprimir as estruturas nervosas atingidas, seja retirando fragmentos do disco que as estejam comprimindo diretamente, ou ampliando o espaço ocupados por essas estruturas, promovendo uma descompressão indireta.
Existem muitas técnicas cirúrgicas para o tratamento das hérnias de disco cervical, algumas mais simples bem pouco invasivas, outras mais complexas e abrangentes. Todas elas, no entanto, visam associar dois objetivos essenciais: proteger as estruturas nervosas e manter a estabilidade e funcionalidade da coluna.
Cada caso deve ser bem avaliado e todos os riscos e benefícios considerados na hora de se definir o tratamento, sempre se considerando o paciente como um todo (sua idade, outras doenças) e, acima de tudo, as expectativas de resultado esperado.
Quando a dor cervical é o sintoma principal sem sinal de compressão nervosa pela avaliação funcional e de imagem, pode-se tentar o controle da dor por bloqueio com analgesia local e reabilitação, porém se há muita irradiação para os braços com compressão radicular, o mais indicado é a retirada da hérnia com descompressão das raízes afetadas. Esse procedimento é muito eficiente e bem estabelecido na literatura científica da área levando em geral `a resolução do quadro. Entretanto, como a degeneração da coluna que causa a hérnia de disco cervical não se restringe só ao disco vertebral mas também a outros elementos como ligamentos e ossos, em pacientes como uma doença mais avançada, as vezes só a retirada do disco pode não ser suficiente. Por esse e outros critérios, novas tecnologias como endoscopia ou prótese de disco com uma preservação mais fisiológica da mobilidade da coluna têm indicações mais restritas para casos selecionados.
O diagnóstico precoce da hérnia de disco cervical possibilita um melhor resultado seja no tratamento conservador ou cirúrgico. Em muitos caso de hérnias pequenas, a dor pode melhorar somente com mudança de hábitos como correção da má postura ou sendentarismo.
Para saber mais sobre essa doença e entender como a prevenção e o tratamento são realizados, entre e contato e agende uma consulta conosco.
“Uma Equipe de Neurocirurgiões de Excelência: Atualizados e Comprometidos com Sua Recuperação Integral.”
Avenida Domingos de Morais, 2187, Bloco Paris, Cj. 514, Vila Mariana
CEP: 04035-000
(11) 2093-4525
(11) 5575-5911
(11) 99981-8903 (whatsapp)
(11) 97373-4907 (whatsapp)